quinta-feira, 23 de julho de 2009

Minutos de Alforria - Jarbas Pastorzinho

MINUTOS DE ALFORRIA (Jarbas Pastorzinho)
O primeiro mandamento erótico de nosso livro sagrado pode vir de um provérbio milenar, nascido de parto normal em terras muitas distantes, sem qualquer comunicação com a civilização. Dizem que fora criado por um velho sábio que era cego e pilotava caças supersônicos para a marinha norte-americana nas suas horas de folga. Um dia olhou para o horizonte e disse: "longe é um lugar que não existe...", acelerando o motor de seu F-15. Até os macacos escondidos nas palmeiras à beira da praia captaram os sentimentos expressos nas palavras daquele ancião, que aliás estava muito enxuto para a idade dele.
Edward Black Bridge nos dá seu comovente depoimento, e como a partir desse provérbio encontrou forças para iniciar a sua batalha (sem o uso de armas químicas) contra a calvíce e a aversão à quadrúpedes que carrega no lombo desde pequeno:
"Longe é um lugar que não existe."
Não encontrei no atlas geográfico escolar. A professora me chamou de burro. Joguei o atlas no lixo. O mundo muda muito rápido, precisava de um atlas mais atualizado. A culpa não era minha, eu não era burro, eu era "Homo sapiens", tenho certeza. E todos, no fundo, sabiam disso.
"Não deixe para amanhã, o que se pode fazer hoje."
Segui inteligentemente esse conselho. No mesmo dia, quase fechando o expediente, fui à livraria e comprei um atlas mais novo, na caixa. Após 5 horas de intensa pesquisa, não consegui encontrar novamente. Corri para o banheiro com a foto de um jegue na mão, aquela da revista Olho Rural. Olho no espelho, olho na foto e a conclusão genial: preciso mudar de faculdade, essa professora é louca.
"Procure sempre ver o lado bom das coisas."
Não achei esse país chamado longe; às vezes até penso que era uma cidade ou estado, quem sabe? Aqueles pegas de professora perversa, não é? O lado bom disso tudo é que eu decorei o nome de todos os países em ordem alfabética e suas respectivas capitais. A lista telefônica é o meu próximo desafio. Eeeba...!
"Seja sempre você mesmo."
Diziam que eu era burro. E eu era sempre eu mesmo, os espelhos podem provar.
"Não viva em função da expectativa dos outros."
Queriam ver-me como um burro, ou que me comportasse como tal. Eu não andei de quatro nem uma só vez, nem precisei fingir que estava pastando no gramado em frente à faculdade. O duro mesmo era aguentar a inveja de algumas pessoas. Sinto que com esse método a minha capacidade estava aumentando. Algumas pessoas ficavam realmente muito incomodadas com isso.
"Na casa do ferreiro o espeto é de pau."
Não concordo. Apesar da calvíce, eu sou uma pessoa crítica, que questiona. Meu pai tinha um espeto para churrasco vegetariano de madeira, e no entanto ele não era ferreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário